TOP 10 alertas de desastres naturais
De todos os perigos do mundo, os desastres naturais parecem ser os piores. Tsunamis, terramotos, furacões, e outros fenómenos violentos parecem atingir as suas vítimas de surpresa e de forma devastadora, deixando um imenso rasto de destruição e de perda atrás de si.
Felizmente, existem alguns sinais de alerta que a natureza nos oferece antes de nos atingir com um evento catastrófico. Fica desse lado e vê aquilo que a natureza te oferece até quanto entra em colapso.
E tu? Sabias alguma destas dicas?
10- Sabor metálico na boca.
Se sentires um gosto metálico estranho na boca ou picadas na pele (e não seja algo recorrente), pode ser um sinal de um raio iminente, isto é, trovoada.
Bem como o mau cheiro, que lembre cloro, pode indicar o odor das reações químicas presentes nas tempestades!
9- Som ribombante.
Um som ribombante, após chuvas prolongadas, pode ser o ruído de uma enxurrada a vir na tua direção. Dirige-te a terrenos mais altos o mais rápido possível, porque não é nada bom sinal!
8- Nuvens em funil.
Estas nuvens sinalizam especialmente tempestades severas. Se vires uma delas a rodar sobre o seu eixo, cuidado!, isso pode levar à formação de um tornado. No entanto, apenas as nuvens em forma de funil compostas por ar quente são perigosas.
7- Folhas pendentes.
As folhas das árvores pendem mais para baixo quando se aproxima uma tempestade, devido ao aumento súbito de humidade.
É um sinal fácil de detetar antes de escolher a roupa do dia seguinte ou colocar a roupa a secar na varanda.
6- Ondas quadradas.
Por mais que pareça bonito, este fenómeno ocorre quando duas correntes colidem, formando uma grelha na superfície da água. As ondas parecem suaves, mas na verdade são fortes o suficiente para levar nadadores, surfistas e até barcos em direções não desejadas.
5- Animais a correr.
Sejam estes selvagens ou não, nunca é bom sinal. Os animais selvagens ou não domésticos tentam evitar os humanos, por isso se os vires a correr na tua direção, é provável que estejam em fuga de um perigo maior, que pode incluir um fogo florestal.
4- Granizo sem chuva.
As nuvens que fazem precipitar granizo mas não chuva tendem a estar associadas a ventos de alta altitude que dão origem a tornados. Granizo só é bom sinal quando vem acompanhado de umas pingas de chuva.
3- Fluxo do rio.
Os sinais de alerta de um tsunami podem ser encontrados até no local mais interior, manifestados em estranhas flutuações do nível dos cursos de água. Contudo, uma alteração súbita do fluxo também pode ser sinal de um deslizamento de terra.
2- Recuo do mar.
Quanto vires a água a recuar da praia a um ritmo invulgarmente rápido, afasta-te da costa e procura um terreno alto, porque pode muito bem ser um sinal de um tsunami iminente. Este fenómeno é um clássico e há mesmo quem se tenha salvo graças a este aviso.
1- Pelos em pé.
Se estás no exterior e reparas que os teus pelos dos braços estão em pé, pode ser sinal de que se avizinha uma trovoada. Assegura-te que tomas as devidas precauções e afasta-te das árvores!
Agora, pseudo especialista da natureza, já podes prever o que aí vem!
Fonte: Notícias ao Minuto
Comments