TOP 10 marcas de pranchas de surf
Das muitas vezes que passamos na praia, quase sempre vemos alguém a passear de prancha na mão e fazer coisas incríveis com ela dentro de água. E de todas essas vezes em que deste por ti a pensar no quão fixe aquilo era, pensaste realmente em experimentar? Deixamos-te aqui algumas das melhores marcas de pranchas te inspirarmos a experimentar o surf e para que um dia possas ser tu a impressionar alguém!
As marcas são muitas e todas elas têm qualidade! E não é pela marca que usares que vais definir o teu nível e estilo de surf. Todas as marcas fazem pranchas para todos os gostos. O desafio é encontrares a que te serve melhor! Contudo, por uma razão ou outra, algumas conseguem-se destacar mais, e é isso que te iremos explicar.
10- Pukas.
Uma das marcas menos conhecidas da lista. Fundada aqui ao lado de Portugal, no País Basco, a Pukas começou a criar o seu nome no mundo do surf quando assinou o prodígio Gabriel Medina (duas vezes campeão mundial) para a sua equipa. Contudo, passando uns anos, Medina e um dos principais shapers da Pukas abandonaram a marca e começaram a sua própria empresa, Cabianca Surfboards. Mas estes eventos não tiveram um impacto muito significativo na ascensão da marca que abordamos, os feitos de Medina irão estar para sempre ligados a esta. Outro fator que também tem vindo a influenciar o seu ganho de notoriedade deve-se à chegada às finais de um concurso mundial que procurava a melhor prancha do mundo, por duas vezes.
9- Hayden Shapes.
Esta marca de origem australiana foi fundada em 1997 por um rapaz de 15 anos, Hayden Cox. Mas a sua idade não afetou em nada o crescimento do seu negócio. A sua paixão pelo desporto, o design e evolução da pranchas sempre o mantiveram focado no desenvolvimento da sua marca. Todo o seu esforço e dedicação compensaram quando a Hayden Shapes recebeu por três vezes o prémio de prancha de surf do ano. Recentemente, já com vários anos de experiência, Hayden criou uma tecnologia inovadora e patenteou-a com o nome de FutureFlex Technology, que consiste na utilização de carbono no processo de fabrico das pranchas. Atualmente, é uma das marcas mais conhecidas e premiadas no mundo.
8- Semente Surfboards.
Da Ericeira para o mundo, esta marca de pranchas surf nacional tem uma longa história. Na altura em que foi fundada, este local era o sonho de todos os surfistas devido à sua pureza e qualidade de ondas. Foi depois de uma surf trip a este local que Nick Uricchio, em conjunto com Miguel Katzenstein criaram a Semente Surfboards, e estableceram aqui a sua fábrica. Atualmente, a marca é a prova viva do lema "o que é nacional é bom", uma vez que as qualidade de Nick enquanto shaper são reconhecidas internacionalmente. Em termos de surfistas patrocionados pela marca, o maior destcaque é sem dúvida Vasco Ribeiro, que desde muito cedo começou a vencer competições nas suas categorias e nas imediatamente acima (no surf, as categorias são por idades até, aproximadamente aos 21 anos, como na maioria dos desportos). O seu maior feito foi o ano de 2014, quando se sagrou tri-campeão nacional, campeão europeu e campeão mundial de júniores.
7- Chilli Surfboards.
Direta da Austrália, esta marca começou quando o seu fundador criou a sua primeira prancha apenas pela paixão que tinha do desporto. Quando a resolveu experimentar, ficou totalmente surpreendido ao perceber que era bastante boa. Após fabricar mais umas quantas e a as vender como pão quente, investiu no negócio e abriu uma pequena fábrica em Sydney. As semanas iam passando e os pedidos iam aumentando consideravelmente. Não demorou muito tempo a tornar-se num dos shapers mais famosos da Austrália e a ter profissionais a pedir para usarem as suas pranchas. Jamie Cheal considera as suas pranchas como sendo progressivas e vê a construção e os pequenos detalhes como sendo as suas principais características da identidade da sua marca. Esta é também a marca que patrocina um dos nomes mais influentes do surf nacional, Tiago "Saca" Pires. Tiago é um antigo atleta do campeonato do mundo e participou no mesmo durantes alguns anos. Já para não falar de todas a vezes em que foi campeão nacional e mundial de júniores!
6- Firewire.
Esta marca americana conta com a ajuda de alguns dos melhores surfistas do mundo para desenhar as suas pranchas, entre eles, Rob Machado, Dan Mann, e ainda Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf. Já o que destingue esta marca das restantes é a consiência que têm em relação ao meio ambiente. Quer isto dizer, que na construção das suas pranchas, procuram utilizar materias ecológicos e que afetem o ambiente o menos possível. A avançada forma de construção, os designs inovadores e os materiais utilizados são sem dúvida o que caracteriza esta marca.
5- DHD (Darren Handley Design).
Mais uma marca fundada na Austrália, especificamente em Gold Coast, casa de algumas das melhores ondas e surfistas a nível mundial. É graças a esta diversidade e qualidade de ondas, e aos surfistas que utilizam as suas pranchas que, Darren Handley conseguiu evoluir a sua técnica e tornar-se no shapaer que é hoje. A sua paixão e devoção à criação da prancha perfeita ocuparam-lhe quase a toda a vida e tornaram-no num dos shapers mais completos de sempre. As suas pranchas já ganharam um total de 10 títulos mundiais, com Mick Fanning a ganhar três, na categoria masculina, e Stephanie Gilmore a vencer 7, na categoria feminina. Atualmentem, é um dos líderes da indústria e continua a aumentar os standards na qualidade e performance das suas pranchas.
4- Lost Surfboards.
Esta marca foi criada na Califórnia, durantes os anos 80, por Matt Biolos. Antes da sua fundação, Matt era penas um adolescente que trabalhava numa fábrica e tinha a função de lixar os blocos que espuma utilizados na construção das pranchas. Em certas ocasiões, também pintava algumas pranchas e deixava a em muitas delas a sua assinatua "Lost". Foi aqui que começou a surgir a marca. Os seus desenhos e assinaturas começavam a ganhar nome quando surfistas profissionais as começaram a usar. E é também graças ao seu envolvimento com alguns dos melhores shapers da altura que Matt conseguiu aprender, evoluir e, futuramente, criar a sua própria marca.
Para muitos surfistas será uma surpresa saber isto, mas esta é a maior manufatureira de pranchas dos Estados Unidos, e é considerada uma das melhores no seu ramo a nível mundial.
3- JS Industries.
As marcas australianas parecem nunca mais acabar mas prometemos que esta é a última. Não temos culpa da Austrália ter das melhores ondas a nivel mundial, e do negocio do surf se querer instalar lá. Desde muito cedo que o seu fundador começou a surfar, com cerca de cinco anos. Aos 25, com toda a sua experiência e influência no desporto, Jason Stephenson criou a sua primeira prancha e começou facilmente a sua empresa. Com o passar dos anos, vários atletas de topo começaram a utilizar as suas pranchas e a ganhar títulos mundiais, como Bruce Irons, Joel Parkinson e Mark Occhilupo. Jason admite que o que mais prazer lhe dar é ver alguém a divertir-se com as suas pranchas.
Por curiosidade, todos nós já devemos ter ouvido o nome Frederico Morais pelo menos uma vez na vida, na rádio, na televisão ou no jornal. Atualmente, Frederico é o único português apurado para o campeonato mundial e já disputou vários heats com antigos campeões mundiais, e inclusive venceu alguns deles. JS é a marca que patrocina o nosso heroi do surf nacional.
2- Pyzel.
O famoso shaper americano, John Pyzel, é, atualmente, um dos mais famosos e reconhecidos na sua área. A sua carreira enquanto shaper deu os primeiros passos quando o mesmo se mudou para o Hawai e arranjou trabalho numa fábrica. Ai, recebeu a orientação de Jeff Bushman, o seu mentor, que lhe viria a ensinar muito daquilo que Pyzel hoje sabe. Mas só quando Alex Florence discutiu com ele a criação de uma prancha para o seu filho mais velho é que a sua carreira realmente começou. Nesta altura John John Florence tinha 5 anos e recebeu a sua primeira prancha feita por Pyzel. Passado uns 20 anos, em 2016, este jovem surfista conquistou o seu primeiro título de campeão mundial. Durante este periodo, apenas utilizou pranchas da Pyzel e arrecadou imensas vitórias em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. John John era reconhecido como o melhor surfista do mundo pela sua destreza em cima da prancha e por enfrentar muitos dos antigos campeões e vencendo-os a todos. Todos estes feitos foram conseguidos com as pranchas de Pyzel. Hoje em dia, esta marca é utilizada por alguns dos melhores surfistas do mundo, incluido Afonso Antunes, o jovem prodígio do surf nacional! A somar a tudo isto, Pyzel venceu por 2 dois anos seguidos o "Stab in the Dark", concurso que procura a melhor prancha do mundo.
1- Channel Islands / Al Merrick.
Chegamos agora ao 1º lugar. Santa Barbara, Califórnia. Esta é a casa da nossa escolha número 1 deste top 10. Conhecida por Channel Islands ou Al Merrick, esta é uma das marcas mais antigas e reconhecidas neste ramo. Fundada em 1969, este negócio passou de pai para filho. Atualmente é umas das marcas mais influentes e progressivas nesta área. Se olhando para a imagem reconheceres o símbolo, não nos espantamos. Esta é a marca de pranchas com mais títulos mundiais alguma veaz ganhos. Foi com Channel Islands que Kelly Slater ganhou 11 títulos mundiais! E sobre a razão que nos levou a colocar esta marca no top 1 (visto que qualquer uma poderia cá estar) foi sem dúvida a sua diversidade. Esta é a marca com mais modelos de pranchas, adaptadas para certos estilos de surf e condições de mar. A longa lista de atletas profissionais que são patrocionados pela CI, são muito responsivos e fornecem imenso feedback que permitem ao shaper Britt Merrick evoluir e tornar as suas pranchas cada vez melhores.
E aqui tens, uma lista das melhores e mais influentes marcas de pranchas de surf. Se ficaste convencido em experimentar ou até comprar uma destas, deixamos-te um conselho: não te deixes levar pelas imagens para escolhes uma prancha! Todas as marcas fazem o design o desenho que lhes pedires! Tens que comprar algo adequado para o teu nível e estilo de surf.
Diverte-te e respeita as regras dentro de água. Apesar de ser muito fixe e parecer um sonho, é um desporto que se pode tornar perigoso se não respeitares as regras e te atirares de cabeça para o mar sem saberes o que estás a fazer ou sem qualquer tipo de orientação!
Mas também não estejas muito preocupado com isto, com um pouco de cabeça, juízo e empanho, podes muito bem tornares-te num excelente surfista!
Comments