top of page

TOP 10 montanhas mais incríveis

Segundo as Nações Unidas, 22% da superfície terreste está coberta por montanhas, que têm um papel crítico para o crescimento económico sustentável. Cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir o seu sustento, ou 13% da população mundial. Tinhas essa noção?



As montanhas fornecem principalmente água fresca, energia e alimentos, recursos que estarão cada vez mais escassos nas próximas décadas.


É nesse mesmo sentido que a ONU assinala este dia e destaca que uma entre três pessoas que moram em regiões montanhosas em países em desenvolvimento enfrenta isolamento e insegurança alimentar.


Vamos dar mais valor a estas belezas da natureza?

 

10- Vinicunca.


Conhecida como a Montanha do Arco Íris, esta é uma montanha localizada no Peru. Tem cores oriundas de depósitos de minerais, que no inverno ficam coberta de neve e gelo.


As cores que decoram as encostas da montanha resultam de uma história geológica complexa, com sedimentos marinhos, lacustres e fluviais", de acordo com um relatório do Escritório de Paisagismo Cultural da Diretoria de Cultura de Cusco. Esses sedimentos, transportados pela água que antes cobria todo o lugar, datam os períodos Terciário e Quaternário, ou seja, de 65 milhões até 2 milhões de anos atrás.


Ao longo do tempo, os sedimentos foram formando camadas (com grãos de tamanhos diferentes) que hoje compõem as franjas coloridas das tais montanhas. O movimento das placas tectônicas da área elevou esses sedimentos até que se transformassem no que é hoje.


Com base num estudo do Escritório de Paisagismo Cultural e nas suas próprias pesquisas, Muñoz, um investigador, explicou a composição de cada uma das camadas, de acordo com a cor:

  • Rosa ou fúcsia: argila vermelha, lama e areia;

  • Branco: arenito (areia de quartzo) e calcário;

  • Roxo ou lavanda: marga (mistura de argila e carbonato de cálcio) e silicatos;

  • Vermelho: argilitos e argilas;

  • Verde: argilas ricas em minerais ferromagnesianos (mistura de ferro e magnésio) e óxido de cobre.

- Castanho amarelado, mostarda ou dourado: limonites, arenitos calcários ricos em minerais sulfurosos (combinados com enxofre).



9- Mu Cang Chai.


Localizada no Vietnam, a Mu Cang Chai é um lugar onde surgem campos de arroz sobrepostos que parecem parte de uma pintura. Dependendo do mês da visita, as cores variam do verde esmeralda ao amarelo dourado.


O arroz prospera em condições boas de água, tornando-o ideal. Para cultivar arroz em condições verticais, as tribos das colinas criaram um sistema em socalcos para controlar o fluxo de água para baixo. Usando engenharia e trabalho. Daí nasceram campos férteis de sustento e beleza de cortar a respiração, que ainda hoje florescem.


No total, os socalcos de arroz cobrem mais de 2.200 hectares de terra em Mu Cang Chai, dos quais 500 foram designados como património nacional pelo Ministério da Cultura, Desporto e Turismo do Vietname em 2007.



8- Kirkjufell.


É a montanha mais fotografada da Islândia e foi usada como plano de fundo em algumas cenas do “Game of Thrones”. Sabias disso?

Esta é uma montanha de 463 m de altura na costa norte da península de Snæfellsnes.


A sua localização à beira mar e a sua curiosa forma cónica, quase perfeita, fizeram com que Kirkjufell, "a montanha da igreja", se convertesse na paisagem mais fotografada da Islândia


Embora seja possível fazer rotas para escalar a montanha, sempre acompanhadas por guias da região, a maioria dos turistas prefere ficar aos pés de Kirkjufell para desfrutar de uma das melhores paisagens da Islândia.



7- Three sisters.


Esta montanha, localizada na Austrália, representa três irmãs da tribo Katoomba que se apaixonaram por três irmãos da tribo Nepeana. Uma linda história de amor retratada através de três pequenas montanhas de pedra.


A história começa quando, em 1883, Albert Rogers, um sobrinho do Major A. B. Rogers, nomeou pela primeira vez as três cimeiras. Tinha havido uma forte tempestade de neve durante a noite, e quando se levantaram de manhã e olharam para fora da tenda repararam que cada um dos três picos tinha um pesado véu de neve no lado norte e disse aos rapazes: "Olhem para as Três Freiras".


Inicialmente chamadas as Três Freiras, foram mais tarde renomeadas as Três Irmãs. Este apelido apareceu pela primeira vez no mapa de George Mercer Dawson, em 1886, que aparentemente encontrou o nome, e foi mais apropriado num espírito de protestantismo.



6- Dolomitas.


São 18 picos nos Alpes no norte da Itália, na fronteira com a Áustria e Suíça, com uma altura superior a 3 mil metros, estes são constituídos em calcário, o que lhe dá a cor predominantemente branca. E linda, tal como podemos ver!


O ponto mais alto das Dolomitas é a Marmolada, com 3343 m de altitude. Embora existam outros picos importantes como: o Piz de Léch, o monte Schiara, o monte Civetta e o monte Antelao. O Dolomitas provém do famoso mineralogista francês Déodat Gratet de Dolomieu, que foi o primeiro a descrever a rocha dolomita, um tipo de rocha carbonatada responsável pelas formas características e pela cor destas montanhas, que anteriormente ao século XIX eram conhecidas como "Montanhas Pálidas".



5- Andes.


Os Andes, na Bolívia, são a cordilheira continental mais longa do mundo. Neste local existe a Lagoa Vermelha, cor resultante da presença de algas e encontra-se bandos de flamingos andinos. Já imaginaste o quão amoroso deve ser?


A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.



4- Monte Rainer.


O Monte Rainer, nos Estados Unidos da América, é um vulcão ativo, lugar onde há nascentes de 6 importantes rios da costa oeste americana. Em qualquer época do ano, pode-se encontrar diferentes climas. E uma paisagem incrível!


O seu nome é uma homenagem a um almirante britânico, Peter Rainier. Toda a montanha, assim como as zonas circundantes, estão integradas num parque nacional, o "Mount Rainier National Park", de excecional beleza natural, com florestas virgens, cataratas, prados alpinos, e outras atrações.


Por tratar-se de um estratovulcão, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo até que uma erupção catastrófica ocorra. Graças às enormes geleiras presentes nas encostas da montanha, o risco que uma erupção de grande porte torna-se significativamente maior, porque o calor dos materiais vulcânicos recém-expelidos derreteria tudo. Nessa situação, milhares de pessoas poderiam perecer, já que ao contrário do Monte Santa Helena, o Rainier encontra-se relativamente próximo a áreas povoadas.



3- Danxia.


Montanhas na China que, com diversas camadas de minerais e rochas, possuem uma coloração diferente. São consideradas Patrimônio da UNESCO e fazem a delícia dos visitantes. Conseguem perceber porquê, certo?


O monte Danxia é identificado por rochas sedimentares vermelhas multicamadas de arenito e conglomerado, esta foi formada pela deposição fluvial através da bacia há 140-65 milhões de anos.


Entre outras atracções que tornam a gama Danxia interessante, a área tem as seguintes formações de pedra características:

  • Pedra Yin Yuan, que se assemelha um pouco a uma vulva;

  • Pedra do peito, afloramentos rochosos humanos em forma de peito;

  • Bela Adormecida, uma gama rochosa que se assemelha a uma donzela adormecida.



2- Monte Fitz Roy.


Localizada na Patagónia, esta montanha, considerada uma das mais difíceis para ser escalada, tem o nome do capitão do navio no qual Darwin deu a volta ao mundo.


Apesar de sua altitude relativamente modesta de 3375 metros, Fitz Roy é considerada por muitos alpinistas profissionais como o maior de todos os desafios do seu desporto, porque as suas paredes verticais requerem técnica impecável para serem conquistadas. Ademais, o clima da região é excecionalmente traiçoeiro, o que já custou a muitos as suas vidas.



1- Monte Fuji.


É a montanha mais alta da ilha de Honshu e de todo o arquipélago japonês. Visível de várias partes do Japão, esta é um ícone da cultura e da beleza da natureza, frequentemente retratado em fotografias e pinturas.


 

Fonte: Go Hurb

Commentaires


Logótipo_sem_Fundo.png

Review.us, literalmente.

Num mundo onde tu, eu e qualquer outra pessoa acredita mais nos conselhos da família, avaliações do TripAdvisor e nas críticas da Google, do que nas campanhas massivas feitas pelas empresas (...)

Não percas nada!

Obrigado por estares connosco!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page