top of page

TOP 10 portugueses dos últimos 10 anos

Durante os últimos 10 anos, muitos portugueses demonstraram o melhor de si, através das suas atitudes, feitos, coragem, esforço, persistência e resiliência. Todos eles, de uma forma ou de outra, representam o que de melhor há neste país, mas também o alguns dos aspetos negativos. Fica agora a conhecer um pouco sobre todos eles!


Cada país e respetiva população têm as suas próprias características, qualidades e defeitos, e Portugal não é exceção. Aqui poderás encontrar tanto coisas boas como más em relação ao país. Mas não te preocupes porque o que temos de melhor compensa muito o que temos de pior!

 

10- Ederzito Macedo Lopes.


Não deves precisar de muitas explicações para entenderes o porquê de Eder estar nesta lista. Mesmo para todos aqueles que não sejam grandes apreciadores de futebol, sem dúvida que o golo marcado na final do euro está na vossa memória.


Deixamos-te aqui um vídeo onde podes reviver este momento, acompanhado com o entusiasmo dos locutores!


9- Nuno Anes.


Nuno era um jovem militar da GNR que foi assassinado a 29 de agosto de 2015, quando tentava socorrer várias vítimas de homicídio. Morreu em serviço e com apenas 24 anos, no decorrer de um tiroteio na Quinta do Conde.


8- Aliu Camará.


Um militar português que tinha apenas 23 anos quando perdeu as duas pernas numa missão. Neste último ano, repreendeu a andar com próteses. É visto como um símbolo de coragem, resiliência e esperança.


7- José Carlos Saldanha.


Um português que interrompeu uma sessão parlamentar para implorar ao ministro da saúde que não o deixasse morrer devido ao elevado preço dos medicamentos para o tratamento para a Hepatite C (42 000€).


Já em 2020, não conseguiu aguentar mais e acabou por falecer. Contudo, a sua luta não terá sido em vão!


6- Cristiano Ronaldo.


Não há muito que seja necessário dizer para justificar esta aparição. Por muitos considerado o melhor jogador do mundo e com prémios a confirmá-lo. Cristiano é um dos portugueses que melhor representa Portugal no estrageiro. Ainda no final de 2020, Cristiano Ronaldo recebeu o prémio de Jogador do Século. Um prémio mais que merecido depois de todo o esforço para alcançar tudo aquilo que hoje tem e, sobretudo, para se tornar na pessoa que é hoje.


5- Jorge Ferreira Dias.


Nasceu pobre, trabalhou e esforçou-se a vida toda para construir um património milionário. Acabou por perder tudo quando se encontrou no meio de um caso de corrupção, que o levou a tribunal num caso contra o Município de Abrantes.


É capaz de ser um dos homens mais injustiçados deste país! Após anos de trabalho e dedicação para alcançar todo o seu património, perdeu tudo, mesmo após ter ganho o caso no Supremo Tribunal de Justiça! Não explicação para este acontecimento, sem ser o caso de corrupção que envolveu a Câmara de Abrantes e a atual Ministra da Agricultura, que na altura era quem estava em frente da Câmara em causa.


Este caso já tem alguns anos. Anos em que Jorge Ferreira Dias e sua mulher viveram no limiar da pobreza, enquanto ficavam ainda mais pobres ao perder todas as suas posses. Mais recentemente, este caso voltou a ganhar notoriedade quando Jorge interrompeu um reunião na Câmara de Abrantes, com um cajado na mão, fazendo ameaças, exigindo de volta o que era seu, e agredindo o presidente. Sem dúvida um ato de desespero por parte de um homem que perdeu tudo numa caso injustiçado. O pior é pensar que neste caso, existem mais pessoas, pessoas que não têm nada a perder e que estão dispostas a lutar até ao fim pela sua dignidade e pelo que é seu. Sem dúvida um demonstração de coragem e resiliência.


4- António Doce.


António Doce tinha 45 anos e era agente da PSP. Na noite em que morreu, este homem assistiu a um crime de violência doméstica e, mesmo estando de folga, tentou salvar uma mulher que sofria de maus tratos. Durante a tentativa, foi atropelado e acabou por falecer na hora.


3- Maria do Céu.


Uma heroína dos incêndios de Pedrógão Grande! Salvou 12 pessoas, a maioria delas idosas. Quando encurralados pelas chamas, meteu todo os que podia num tanque de água. Andou entre o calor e fogo para impedir que alguém ficasse para trás.


2- Joaquim Mendes.


Presidente da junta que nos incêndios de 2013 juntou-se aos bombeiros no combate às chamas, pois não conseguia ficar parado perante o sofrimento das pessoas que representava. Ficou com 60% do corpo queimado e faleceu dias depois.


Este homem, é sem dúvida a representação do que todos os políticos e governo deveriam ser. Hoje lembramos este homem como um dos mais corajosos e bondoso que este país já teve.


1-Margarida Sousa.


Margarida, é uma portuguesa emigrada em França. Era porteira num prédio perto do Bataclan, palco de um dos principais atentados de 2015, em Paris. No meio do tiroteio, abriu as portas do prédio e acolheu mais de 40 pessoas, salvando-lhes a vida.


Comments


Logótipo_sem_Fundo.png

Review.us, literalmente.

Num mundo onde tu, eu e qualquer outra pessoa acredita mais nos conselhos da família, avaliações do TripAdvisor e nas críticas da Google, do que nas campanhas massivas feitas pelas empresas (...)

Não percas nada!

Obrigado por estares connosco!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page