top of page

TOP 10 quadros mais caros

As obras de arte mais caras, cada uma com a sua história e cultura, que lhe proporciona esse valor que os compradores estão tão dispostos a pagar. Existindo obras de cada um dos movimentos artísticos, desde o abstracionismo ao cubismo, todas elas por descobrir.



Por isso, trazemos este top com os 10 quadros mais caros alguma vez vendidos, conheces algum? Podes vê-los espalhados pelo mundo em diversos museus, outros, infelizmente, para nós "meros mortais" só em fotografias já que se encontram em coleções privadas como a da família real do Qatar ou a de Kenneth C. Griffin.


10- Masterpiece.



Roy Lichtenstein e as suas obras transmitem sempre a essência de "comic book", com a sua ideologia bastante ligada à Pop Art. Esta obra destaca-se pela certeza do artista de alcançar o estrelato como artista, num futuro próximo. A origem desta imagem foi um painel de uma história numa banda desenhada, com dois sujeitos posicionados de forma semelhante à posição na obra de Lichtenstein, mas num automóvel. Na banda desenhada original , o conteúdo narrativo do balão de fala dizia "Mas algum dia a amargura vai passar".


Preço: 165 Milhões $


9- Nu couché.



A obra "Nu couché" ou "Reclining Nude" foi pintada em 1917/18, por Amedeo Modigliani.

Este é um dos muitos exemplos da glorificação do corpo humano e da sua sexualidade através do nu, por Modigliani. Afirmando muitos especialistas, que esta obra foi uma das incluídas na, primeira e única, exposição do artista em 1917, fechada pela polícia da altura. Foi vendida ao investidor multimilionário Lui Yiqian por cerca de 170.4 milhões de dólares num leilão em 2015.


Preço: 170.4 Milhões $


8- Pendant portraits of Maerten and Oopjen.



Uma obra que vem aos pares, sendo que esta obra é um "pendente", possuindo dois retratos. Sendo realizado pelo artista Rembrandt, mediante o casamento das duas figuras presentes nas obras, respetivamente, Maerten and Oopjen. O curioso desta obra é que a maioria dos retratos em pares do século XVII, foram todos separados. Sendo este um dos únicos na existência, que se manteve junto desde a sua criação.


Preço:180 Milhões $


7- No. 6 (Violeta, Verde e Vermelho).



No. 6 (Violet, Green and Red) é uma pintura do artista expressionista e abstracionista, Mark Rothko, pintada em 1951. Como a maioria das suas obras, esta é uma obra difundida em 3 cores, neste caso violeta, verde e vermelho, separadas por sombras irregulares e distintivas.


Preço: 186 Milhões $


6- Les Femmes d’ Alger (“Version O”).



Este quadro de Pablo Picasso, artista espanhol cubista, tem como inspiração a pintura de Eugène Delacroix, "Mulheres de Argel em seu apartamento". Existindo no total 15 obras que criam esta série em redor do cubismo e a decomposição das figuras para elementos geométricos. Realizando, Picasso, esta pintura em honra de um dos seus ídolos Eugène Delacroix. Tendo cada uma das versões uma letra correspondente, sendo neste aso a letra "O".



Preço: 197.4 Milhões $


5- Number 17A.



Infelizmente este quadro de Jackson Pollock que não está disponível ao público, uma vez que foi adquirido por Kenneth C. Griffin. Encontrando-se, atualmente, na sua coleção privada. Tendo sido este quadro adquirido em conjunto com o quadro Interchange, num negócio de 500 milhões de dólares.


Preço: 200 Milhões $


4- Nafea Faa Ipoipo.



Gauguin viaja para o Taiti, em 1891, de maneira a pintar a as pessoas e suas paisagens demonstrado a primitividade e pureza do local. Mas ao chegar, depara-se com a dura realidade que o local, não seria como seus colgas artistas o haviam pintado, tendo sido fortemente colonizado. Morrendo inúmeros indígenas e a cultura indígena ter sido dizimada por parte da colonização. Procurando honrar a cultura, o artista pintou mulheres nuas e com as vestes tradicionais do Taiti. Traduzindo para português o título da obra "Quando é que casas?". Mediante a pequena flor branca, na orelha esquerda demonstrar que a mesma se encontra à procura de marido


Preço: 210 Milhões $


3- The Card Players.



Existem 5 versões destes "jogadores de cartas", sendo as diferenças, mais marcantes, os tamanhos das obras, o números de jogadores e pessoas na obra e local envolvente aos jogadores. As 2 primeiras obras são as maiores e mais distintas, já que as 3 últimas são idênticas, possuindo o mesmo envolvente e número de jogadores, apenas diferenciando no tamanho do quadro. Sendo adquirido pela família real do Qatar.4


Preço: 250 Milhões $


2- Interchange.



Foi uma das primeiras paisagens abstratas de Kooning que marcou uma mudança no seu estilo, sob a influência do colega artista Franz Kline. Este quadro foi, também adquirido por Kenneth C. Griffin no negócio de 500 milhões, onde comprou Number17A e Interchange.


Preço: 300 Milhões $


1- Salvator Mundi.



Um quadro da autoria de Leonardo da Vinci que possui muita história, já que após a sua descoberta em 2005, muitos especialistas consideram que este não é na verdade, uma obra de Leonardo da Vinci. Afirmando muitos dos especialistas que é apenas uma recriação e adulteração de uma obra restaurada com inúmeros anos.

Após a sua descoberta em 2005, procederam-se restauros na obra, levando à degradação do mesmo, mediante a sua forma original. Em 1958, foi vendida por apenas 45 libras num leilão, sendo revendido, múltiplas vezes a partir desse momento, até alcançar a alta meta de quadro mais caro do mundo.


Preço: 450.3 Milhões $

 

Inspirado?


Comments


Logótipo_sem_Fundo.png

Review.us, literalmente.

Num mundo onde tu, eu e qualquer outra pessoa acredita mais nos conselhos da família, avaliações do TripAdvisor e nas críticas da Google, do que nas campanhas massivas feitas pelas empresas (...)

Não percas nada!

Obrigado por estares connosco!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page