TOP 10 sapatilhas mais caras do mundo
Sapatilhas, provavelmente nunca te veio à cabeça que uma coisa que usas todos os dias podia custar mais que a tua casa, mas todas elas têm muito mais significado do que apenas umas sapatilhas. Aqui se segue o top 10 de sapatilhas mais caras no mundo e suas histórias.
Cada um destes pares relaciona-se com celebridades, colaborações, quantidades limitadas, erros de fábrica, assinados ou simplesmente são mesmo muito antigos o que eleva todo o valor das mesmas, existindo imensa procura para a tão pouca quantidade, fazendo o preço subir exponencialmente.
10- Air Jordan 4 "Encore" x Eminem.
Este par foi criado com o objetivo de celebrar o álbum "Encore" de Eminem, sendo apenas produzidos 50 pares em 2004, onde todos estes pares foram apenas distribuídos por familiares e amigos do rapper e para apenas uns vencedores de um concurso. Uma segunda quantidade foi feita em 2017 saindo apenas mais 23 pares, ficando na existência total das sapatilhas apenas 73 pares.
(32 000$)
9- Nike Air Mag
Conhecidos pela sua aparição em Back to The Future, quando Michael J. Fox sai do carro e os calça, onde de seguida os mesmos se apertam sozinhos.
Primeiramente saiu uma versão em 2011 onde apenas podiam ser adquiridos em leilão e só existiram 1 500 pares.
Mas o par em que nos referimos é o par de 2016, em que o próprio se aperta sozinho a partir do peso feito pelo nosso pé dentro da sapatilha. Sendo que só existem 89 pares em todo o mundo e só podiam ter sido adquiridos através de um sorteio em que se pagava 10$ por cada entrada, sendo todo o valor doado para um centro de pesquisa americano da doença de Parkinson, criado pelo próprio Michael J. Fox.
(35 000$)
8- Air Jorddan 11 "Jeter".
Derek Jeter um dos melhores jogadores de basebol que passou pela equipa dos New York Yankes foi honrado após a decisão de se reformar em 2017, com a criação deste par em nome e inspiração a ele. Só existindo 5 pares em todo o mundo, sendo que só poderia ser obtido através de um meio de raspadinha obtido numa loja perto do estádio dos Yankes no dia da sua despedida do seu clube.
(40 000$)
7- Nike Sb Yellow Lobster.
O seu nome provêm da ideia da Nike fazer um conjunto de Nike SB´s inspirados nas lagostas, existindo um par azul, um verde, um roxo, um vermelho e por fim o amarelo o mais raro de todos com apenas 36 unidades em todo o mundo, só existindo um par à venda em toda a internet.
(60 000$)
6- Air Jordan 12 x OVO.
Um dos pares que se sabe menos é este, fala-se que foi adquirido por um fã de Drake num jogo dos Toronto Raptors e rapidamente vendido, se possui uma assinatura ou algo é desconhecido. Podendo-se especular que é um protótipo, usado pelo cantor e assinado pelo mesmo.
(100 000$)
5- Flu Game Air Jordan 12.
Conhecidos por terem sido usados por Michael Jordan nas finais da NBA contra os Utah Jazz, em 1997, jogo em que o mesmo estava doente devido a uma intoxicação alimentar, que muitos afirmam ter sido na verdade envenenamento ao jogador de maneira a que o mesmo não pudesse jogar. Mas Jordan não permitiu que a sua disposição o parasse de marcar 38 pts ajudando a sua equipa a vencer, oferecendo, no final do jogo, as sapatilhas a um apanha bola de apenas 16 anos, que lhe havia feito um favor. Guardando-as num cofre até ao ano de 2013 em que as pôs a leilão.
(104 000$)
4- "Reverse Shattered Backboard" Jordan 1.
Um cliente "sortudo" recebeu em sua casa após uma encomenda as suas sapatilhas com o swoosh ao contrário onde de imediato postou nas suas redes socias o seu desagrado, mas de seguida o seu par ficou viral pela diferença e pela originalidade de ter um swoosh ao contrário, tendo-se criado assim um par único no mundo.
(125 000$)
3- Converse Fastbreak.
Este par foi utilizado pelo Michael Jordan nos Jogos Olímpicos de 1984 nos EUA, sendo este par um dos últimos usados pelo jogador antes de se fidelizar com a Nike e criar a sua própria marca (Air Jordan).
(190 373$)
2- Nike Moon Shoe.
Esta exemplar é único só existindo uma sapatilha do par, sendo um dos primeiros pares da Nike feito por um dos seus cofundadores em 1972, sendo a sola feita de uma máquina de waffles que o mesmo tirou da sua cozinha, devido à procura de criar atrito entre a sapatilha e o piso, nas corridas que iriam acontecer nos Jogos Olímpicos.
(437 500$)
1- Air Jordan 1 High 1985.
Este par é realmente um pedaço de história, sendo dos primeiros Air Jordan 1 a aparecer e a ser usado pelo jogador, sendo que também foi assinado pelo jogador. Mas para além disso o próprio é parte da história devido a serem as sapatilhas que Michael Jordan estava a usar quando partiu uma tabela quando realizava um afundanço, sendo possível ainda ver pequenos pedaços de vidro encrostados na sola do par. História que originou a criação de novos pares de sapatilhas com o mesmo modelo. Tornando-se nos dias de hoje umas das sapatilhas mais icônicas de sempre.
(615 000$)
E tu, o que tens calçado?
Comments