TOP 10 tradições de Natal
São imensas as tradições de Natal que tem passado de geração e geração, e que hoje fazem parte das festas de praticamente todas as famílias portuguesas!
Hoje é apenas véspera de Natal, mas para muita gente o dia 24 é muito mais importante e significativo do que o dia 25. Não é feriado, as pessoas trabalham, mas é uma das noites mais bonitas do ano!
Nesta véspera de Natal não queremos que te esqueças de nada, por isso trazemos-te uma lista de 10 tradições de Natal! Vais viver o Natal a 100% e fazer tudo, ou ficas pelo caminho?
10- Missa do galo.
A verdade é que custa sair do quentinho da nossa casa tão tarde para assistir a esta cerimónia. Mas não te preocupes, se quiseres muito podes sempre ver na televisão a missa celebrada pelo Papa no Vaticano!
De facto esta é uma tradição menos comum nas grandes cidades, e mais frequente em aldeias., Quase inquebrável, melhor dizendo! Segundo a tradição a missa é celebrada à meia noite, e só após a cerimónia se abririam as prendas, mas como sabemos não é uma prática comum!
9- Postais.
Sabias que a criação e início do uso e oferta de postais de Natal remonta ao século XIX? É inacreditável como uma tradição tão antiga, e que atualmente com o abundante uso do telemóvel, com o qual podemos simplesmente enviar uma mensagem a desejar um bom Natal, consegue resistir e permanecer uma prática recorrente!
A acompanhar alguma prenda, ou sozinho, a verdade é que estes cartões com uma mensagem a desejar um bom natal e um desenho alusivo ao tema, são um clássico!
8- Meias na chaminé.
Reza a lenda que há bastante tempo atrás, um homem com 3 filhas para casar, não tinha possibilidades para lhes fazer o dote. São Nicolau ao saber que esta família passava por uma situação menos boa, decidiu ir até à casa e atirou três sacos de moedas de outro pela chaminé, que caíram dentro de três meias que as raparigas teriam deixado perto da lareira a secar depois de as lavar. Assim nasceu esta tradição!
Podes até nem ter chaminé, mas de certeza que tens uma meia a decorar alguma parte da tua casa. Pode ser que tenhas sorte e quando deres conta tenha alguma coisa lá dentro!
7- Jantar de Natal.
Seja de amigos, da empresa, ou simplesmente de outra atividade qualquer, a verdade é que os jantares de natal são algo cada vez mais usual. É até frequente uma pessoa ter mais que um jantar de Natal por ano, desta forma podemos celebrar uma das épocas mais bonitas do ano com todas as pessoas de quem gostamos, e não apenas com a família!
Também se tornou bastante comum realizar uma troca de prendas entre os presentes, o famoso amigo secreto!
6- Bolo-rei.
Muita gente diz detestar este bolo, mas a verdade é que é presença obrigatória no Natal de muitas famílias, ano após ano! O típico 8 ou 80…
Apesar do bolo-rei ser o doce original, hoje em dia existem diversas variantes, como o bolo rainha por exemplo, muito parecido mas feito apenas com frutos secos, sem frutas cristalizadas. Além do bolo rainha, também existe o bolo rei de chocolate, e o bolo rei com gila, por exemplo!
Existem também variantes deste doce conforme o país. Se gostares, esperemos que não fiques demasiado indeciso com tantas opções, se não gostares, esperemos que alguma das variantes te consiga agradar!
5- Presentes.
A troca de presentes é algo que não pode faltar, podes dizer que só os mais pequenos é que ficam entusiasmados e ansiosos pela abertura dos presentes, mas sabemos que estás a mentir!
O ato de oferecer algo a alguém é uma prática muito comum, até a pessoas com quem não passamos a consoada temos por hábito dar alguma coisa, nem que seja para mostrar que nos lembramos ou o quanto gostamos dela!
4- Consoada.
Uma das práticas mais frequentes em Portugal, a família reunida à mesa, regra geral para comer bacalhau cozido com batata e couve, e por fim, uma quantidade enorme de doces!
Esta é a altura do ano em que toda a gente desgraça a dieta que começou…ou que começou a pensar em fazer. Mas mais do que isso, por vezes a única altura do ano em que as famílias mais numerosas se reúnem!
Sabemos que este ano talvez não seja bem assim, apesar de não terem sido impostas rigorosas restrições, as pessoas estão com medo e preferem resguardar-se, se não for por elas, pelos familiar com uma idade mais avançada e de risco. Vai ser um Natal diferente, mas se tudo correr bem, para o ano poderás a fazer uma festa do tamanho que quiseres!
3- Pai Natal.
A figura mais mítica do Natal não podia estar fora do TOP 3! Seja no shopping, a subir um prédio, ou simplesmente na mente e imaginação de uma criança, a verdade é que é parte essencial do Natal de todos nós, desde sempre!
Quantas cartas já escreveste ao Pai Natal? Quantas vezes achaste que ele ia aparecer em tua casa na noite de dia 24 para 25 para te deixar uma ou duas prendas? Fez e sempre fará parte da magia do Natal, quanto mais não seja durante a nossa infância.
2- Presépio.
Para os cristãos o Natal significa o nascimento de Jesus e o presépio tem como objetivo retratar o nascimento do menino, num estábulo. Para além do estábulo possui figuras que representam as pessoas presentes, desde Maria, José e o menino Jesus, nos presépios mais simples, até aos animais, aos três reis magos e ao anjo, nos presépios mais completos e elaborados! Esta é a casinha que não pode faltar ao lado da tua árvore!
Sabias que Portugal já teve o maior presépio do mundo em movimento?
1- Árvore de Natal.
Sabias que a primeira referência ao pinheiro de Natal como o conhecemos, remonta ao século XVI? E mais, na altura era decorado com papéis coloridos e frutos secos! Como podemos ver houve uma evolução gigante, agora encontramos pinheiros de imensos tamanhos e cores, e decoramos com tudo o que tem direito: bolas, fitas, luzes, estrelas, tudo!
Podes ser o tipo de pessoa que monta com 3 meses de antecedência, ou a que monta no dia anterior, mas a verdade é que não ficas sem aquilo que dá mais uma alegria à casa!
Comments